Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Isolar o Daesh em Raqa e atacar em Mosul. Eis a estratégia dos EUA

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, defendeu hoje uma operação para o isolamento do grupo extremista Estado Islâmico no seu reduto em Raqa, na Síria, simultaneamente à ofensiva em curso na cidade iraquiana de Mossul.

Isolar o Daesh em Raqa e atacar em Mosul. Eis a estratégia dos EUA
Notícias ao Minuto

23:42 - 23/10/16 por Lusa

Mundo Guerra

Erbil, Iraque, 23 out - O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, defendeu hoje uma operação para o isolamento do grupo extremista Estado Islâmico no seu reduto em Raqa, na Síria, simultaneamente à ofensiva em curso na cidade iraquiana de Mossul.

"Queremos uma operação de isolamento em Raqa o mais rapidamente possível", disse Ashton Carter, citado pela agência France Presse, durante uma visita à região autónoma do Curdistão iraquiano.

Segundo o secretário da Defesa, os Estados Unidos estão a trabalhar com os parceiros na Síria para concretizar esta operação, contra a "capital" do grupo 'jihadista'.

"As duas operações decorrerão em simultâneo", acrescentou, referindo a ofensiva que decorre em Mossul, a operação militar mais importante dos últimos anos no Iraque, para recuperar o principal bastião iraquiano do Estado Islâmico.

Os Estados Unidos lideram a coligação internacional composta por cerca de 60 países que enfrentam os 'jihadistas' do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório