Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Estátua com mais de 500 anos descoberta na catedral de Santiago

Escultura, outrora presente na antiga fachada da catedral de Santiago de Compostela, foi encontrada, ainda que enterrada, no interior do templo católico

Estátua com mais de 500 anos descoberta na catedral de Santiago
Notícias ao Minuto

16:40 - 23/10/16 por João Oliveira

Mundo Espanha

Tem mais de 500 anos de história e, em tempos, foi utilizada na fachada da catedral de Santiago de Compostela, também conhecida por Pórtico da Glória. A escultura foi encontrada sem cabeça e enterrada no interior daquele templo católico madrileno.

O anúncio foi dado, de acordo com a agência EFE, pelo consórcio responsável pelo património histórico da cidade espanhola, que adiantou ainda que a estátua foi descoberta já sem cabeça.

Descrita pelos peritos da história como uma figura “execional”, e peça foi concebida a partir de uma única peça de granito entre finais do século XII e primórdios do século XIII. Foi na oficina do mestre Mateo, o mesmo responsável pelos trabalhos daquela catedral, que esta estátua de 1,85 metros de altura foi esculpida.

A estátua junta-se, desta forma, a outras oito peças já identificadas e anteriormente pertencentes à velha fachada do Pórtico da Glória, todas elas removidas na sequência das obras ali feitas no século XVI.

O consórcio referiu que, para já, a escultura irá ser limpa e estudada, para posteriormente integrar uma exposição sobre a obra do mestre Mateo, cuja inauguração está prevista para 28 de novembro, no Museu do Prado, em Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório