Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Noruega vai distribuir (gratuitamente) medicamento de prevenção do VIH

Noruegueses tornam-se no primeiro país a dar passos de gigante no combate a uma das doenças mais mortíferas da história.

Noruega vai distribuir (gratuitamente) medicamento de prevenção do VIH
Notícias ao Minuto

15:50 - 23/10/16 por João Oliveira

Mundo Sida

O anúncio feito hoje, domingo, pelo ministro da Saúde norueguês deixou os cidadãos de peito cheio de orgulho pelos passos de gigante que vão começar a ser dados na luta contra uma das doenças mais mortíferas da história.

Bent Hoie garantiu que a Noruega vai oferecer, de forma inteiramente gratuita, o Truvada (nome comercial da profilaxia pré-exposição [PrEP]), medicamento que mostrou uma eficácia de 90% na prevenção do vírus da imunodeficiência humana, mais conhecido como VIH.

Até à data, países como os Estados Unidos, Canadá, França ou África do Sul já tinham este fármaco disponível, mas com custos associados. A Noruega, por seu lado, vai disponibiliza-lo aos grupos de risco e restantes gratuitamente.

Explica o Business Insider que este antirretroviral está maioritariamente destinado a reduzir o risco de infeção em pessoas seronegativas que estão expostas ao VIH, como por exemplo os trabalhadores da indústria do sexo, submetidos a políticas da não-utilização do uso do preservativo. Outros beneficiários, por exemplo, serão os médicos responsáveis pelo tratamento dos infetados com VIH, que podem, por acidente, picar-se com a agulha de um deles; ou ainda crianças descendentes de parentes seropositivos.

É ainda de referir que os vários estudos feitos ao Truvada comprovaram a sua quase imaculada eficácia, apresentando uma probabilidade de redução do risco de infeção que varia entre os 92% e os 99%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório