Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PSOE abstém-se e viabiliza governo de Rajoy

Os socialistas espanhóis resolveram este domingo abster-se à investidura do líder do Partido Popular, abrindo caminho a governo Rajoy.

PSOE abstém-se e viabiliza governo de Rajoy
Notícias ao Minuto

14:16 - 23/10/16 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha

Fontes do Comité Federal do partido revelaram que o órgão mais importante entre congressos decidiu por 139 votos a favor e 96 contra a abstenção do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) a uma nova candidatura à chefia do Governo de Mariano Rajoy, atual presidente do executivo de gestão e líder do Partido Popular (PP, direita).

O Congresso dos Deputados (parlamento) deverá reunir-se a partir de quarta-feira, esperando-se que uma primeira votação na quinta-feira chumbe a investidura do líder do PP que, no entanto, passaria na segunda votação, prevista para sábado, com a abstenção dos deputados socialistas.

Os 85 deputados socialistas têm agora de decidir se vão abster-se em bloco ou se apenas 11 o irão fazer, os necessários para que a investidura de Rajoy seja possível.

A reunião do PSOE demorou quatro horas e decorreu de uma forma mais pacífica do que se previa inicialmente.

Mas os socialistas saem muito divididos, depois de 54 membros do Comité Federal terem tomado a palavra e manifestado a sua opção a favor ou contra a abstenção.

No início de outubro, Pedro Sánchez demitiu-se de secretário-geral do PSOE, depois de ter defendido com firmeza o "não" a Rajoy contra os partidários da "abstenção" que acabaram por sair vencedores.

Os defensores do "não" receiam que a decisão dos socialistas pode significar que a coligação de partidos radicais de esquerda Unidos Podemos, a terceira força mais votada, passe a liderar a oposição ao PP.

O líder provisório do PSOE, Javier Fernandez, tem insistido que "abstenção não significa apoiar" o novo Governo.

O rei Felipe VI realiza segunda e terça-feira uma ronda de consultas com todos os partidos com assento no parlamento para verificar se há condições para apresentar um candidato à investidura.

No caso de um novo Governo não entrar em funções até ao fim deste mês, Felipe VI teria de dissolver o Congresso dos Deputados e marcar eleições.

O PP foi o partido mais votado em 20 de dezembro de 2015 e em 26 de junho último, mas sem maioria absoluta ou os apoios necessários para formar Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório