Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Socialistas espanhóis decidem hoje se permitem novo Governo de Rajoy

Os socialistas espanhóis vão hoje decidir se optam pela abstenção na votação de nova investidura do conservador Mariano Rajoy como primeiro-ministro, criando uma saída do atual impasse político e evitar a marcação de novas eleições legislativas.

Socialistas espanhóis decidem hoje se permitem novo Governo de Rajoy
Notícias ao Minuto

06:54 - 23/10/16 por Lusa

Mundo Espanha

O órgão mais importante entre congressos do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o Comité Federal, vai decidir se o partido deve manter a sua posição de recusa de um novo Governo chefiado por Mariano Rajoy, líder do Partido Popular (PP, de direita), ou se, através da abstenção, permite desbloquear o impasse político atual.

A maior parte das federações regionais do PSOE defendem a abstenção, mas os socialistas estão muito divididos sobre a questão depois da demissão, no início deste mês, do ex-secretário-geral, Pedro Sánchez, um firme defensor do "não" a Rajoy, que acabou por ser derrotado.

Os defensores do "não" estão receosos de que a coligação de partidos radicais de esquerda Unidos Podemos, a terceira força mais votada, passe a liderar a oposição ao PP.

Aqueles que se querem abster pretendem evitar as terceiras eleições que iriam, segundo as sondagens, penalizar o PSOE.

Se o Comité Federal decidir pela abstenção socialista, o rei Felipe VI deverá, depois de ouvidos os partidos com assento parlamentar, voltar a apresentar o nome de Mariano Rajoy para chefiar o Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório