Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

ONU apela para prolongamento de cessar-fogo no Iémen

A ONU apelou hoje para um prolongamento de pelo menos 72 horas do cessar-fogo no Iémen, apesar de reconhecer que existiram violações desta trégua em várias áreas.

ONU apela para prolongamento de cessar-fogo no Iémen
Notícias ao Minuto

23:45 - 22/10/16 por Lusa

Mundo Conflito

"O cessar-fogo estava a ser mantido em grande parte, apesar de informações sobre violações de ambos os lados em várias áreas", afirmou em comunicado o enviado especial das Nações Unidas para o Iémen, Ismail Uld Sheij Ahmed.

A nota solicita que a trégua, em vigor desde quarta-feira, seja renovada por outro período de 72 horas e que se trabalhe para alcançar um final permanente e duradouro do conflito.

Segundo o alto funcionário da ONU, o cessar-fogo permitiu nos últimos dias prestar assistência humanitária em diversas zonas e possibilitou que alguns membros das Nações Unidas acedessem a áreas onde anteriormente não podiam chegar.

Uma coligação árabe dirigida pela Arábia Saudita começou em março de 2015 uma ofensiva militar contra os rebeldes huthis e em apoio ao presidente iemenita, Abd Rabbo Mansur Hadi, que se encontra exilado no país vizinho.

Segundo dados da ONU, desde então morreram cerca de 7.000 pessoas e três milhões foram obrigadas a deixar as suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório