Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Piratas da Somália libertam 26 sequestrados há cinco anos

Um grupo de 26 pessoas, de países asiáticos, foi hoje libertado por piratas da Somália, depois de quase cinco anos de cativeiro após o seu barco de pesca ter sido sequestrado, anunciaram mediadores da libertação.

Piratas da Somália libertam 26 sequestrados há cinco anos
Notícias ao Minuto

21:44 - 22/10/16 por Lusa

Mundo Mediadores

A tripulação do Naham 3 - a segunda que esteve mais tempo refém dos piratas somalis - foi sequestrada em março de 2012 no sul das ilhas Seychelles.

"Estamos muito contentes por anunciar a libertação da tripulação esta manhã", disse John Steed, coordenador da organização Hostage Support Partners (HSP), que ajudou a negociar a libertação do grupo, citado pela organização Oceans Beyond Piracy (OBP).

A mesma fonte indicou que o grupo está com as autoridades de Galmudug, no centro da Somália, e será repatriado num voo humanitário das Nações Unidas, antes de serem enviados para os seus respetivos países.

Os piratas tinham inicialmente sequestrado 29 pessoas, mas uma morreu no ataque, e duas outras sucumbiram a doença durante o cativeiro, adiantou a mesma fonte.

A tripulação, que passou a maior parte do cativeiro em terra, na Somália, provinha do Camboja, China, Indonésia, Filipinas, Taiwan e Vietname.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório