Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Forças iraquianas mataram 48 jihadistas do Estado Islâmico em Kirkuk

As forças de segurança iraquianas mataram 48 dos homens armados que atacaram algumas zonas de Kirkuk, numa ação reivindicada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o chefe da polícia desta cidade do norte do Iraque.

Forças iraquianas mataram 48 jihadistas do Estado Islâmico em Kirkuk
Notícias ao Minuto

12:00 - 22/10/16 por Lusa

Mundo Iraque

"Quarenta e oito terroristas do Daesh (acrónimo árabe para Estado Islâmico) foram mortos nos confrontos", declarou à agência France-Presse o general Khattab Omar Aref, adiantando que alguns dos homens se fizeram explodir após terem sido encurralados pelas forças de segurança.

Unidades especiais de contraterrorismo e informações participam em buscas dos combatentes do EI que atacaram edifícios públicos na cidade na madrugada de sexta-feira.

Desde então têm decorrido combates na cidade, situada a cerca de 240 quilómetros a norte de Bagdad e que se encontra sob recolher obrigatório.

Um alto funcionário do Ministério do Interior disse que pelo menos outras 46 pessoas morreram no ataque e nos combates que se seguiram, na maioria membros das forças de segurança.

"As forças de segurança controlam a situação agora, mas ainda existem bolsas de 'jihadistas' nalguns bairros do sul e leste" da cidade, disse Aref.

O responsável indicou que o EI pretendia controlar edifícios governamentais.

"Não conseguiu, tal como está a ser derrotado nos arredores de Mossul", disse o chefe da polícia, numa referência à ofensiva militar iraquiana iniciada na segunda-feira à cidade bastião do Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório