Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Antigo militar francês condenado em Marrocos por terrorismo

Um antigo militar francês foi condenado em Marrocos a quatro anos de prisão por implicação em atos relacionados com terrorismo, noticiou a agência marroquina MAP.

Antigo militar francês condenado em Marrocos por terrorismo
Notícias ao Minuto

10:29 - 21/10/16 por Lusa

Mundo Justiça

O Tribunal de Primeira Instância da cidade de Salé, nos arredores de Rabat, jurisdição habitualmente encarregada de casos de terrorismo, decidiu também deportar o cidadão francês para o estrangeiro, após cumprir pena, e confiscar os seus bens a favor do Estado, indicou na quinta-feira à noite a MAP.

O condenado, um francês convertido ao Islão e expulso do exército do seu país, foi acusado de "formar um grupo criminoso para preparar e cometer atentados terroristas, posse de armas em violação da lei e preparação de atentado contra a ordem pública e defesa do terrorismo", entre outras acusações.

O antigo militar foi detido em março passado, no aeroporto de Fez, à chegada da cidade francesa de Nantes, com armas, que passaram em todos os controlos de segurança em França.

Durante o julgamento, reconheceu ter introduzido armas em Marrocos, onde pretendia residir definitivamente. O advogado de defesa considerou que as armas confiscadas "não constituíam uma ameaça".

Este não é o primeiro francês julgado em Marrocos por simpatia ou ligações com o extremismo islâmico. Em junho passado, outro francês foi condenado a seis anos por planear atentados terroristas naquele país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório