Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Encontrados vestígios de batalha em que romanos conquistaram Jerusalém

Israel anunciou hoje ter encontrado vestígios da batalha em que os romanos tomaram Jerusalém, depois de um ataque à terceira muralha que rodeava a cidade, no ano 70.

Encontrados vestígios de batalha em que romanos conquistaram Jerusalém
Notícias ao Minuto

16:40 - 20/10/16 por Lusa

Mundo Israel

A Autoridade de Antiguidades de Israel apresentou o que descreveu como uma "impressionante e fascinante evidência do campo de batalha e a rutura da terceira muralha que rodeava Jerusalém", encontrada no ano passado, durante escavações para a construção de um edifício no que é atualmente o centro da zona ocidental da cidade.

A escavação arqueológica mostrou os restos de uma torre que integrava a muralha durante a época denominada Segundo Templo (entre os anos 530 a.C. e 70), cuja fachada ocidental apresenta "marcas dos projéteis disparados pelos romanos de catapultas contra a guarda judaica que defendia a muralha", de acordo com um comunicado do organismo israelita.

"É um testemunho fascinante do bombardeamento intensivo do exército romano, liderado por Tito no caminho para conquistar a cidade e destruir o Segundo Templo (judaico)", explicaram no comunicado os diretores da escavação, Rina Avner e Kfir Arbib.

"O alvo do bombardeamento era as sentinelas que guardavam a cidade e dar proteção às forças armadas para que pudessem aproximar-se das muralhas com aríetes e romper as defesas", acrescentaram.

De acordo com o historiador romano de origem judaica Flávio Josefo (37-100), a muralha foi concebida para proteger um novo bairro da cidade que tinha desenvolvido fora da cidadela muralhada, a norte das duas barreiras que existiam.

A recente descoberta nas paredes da muralha vai ser apresentada na próxima semana na conferência "Novos estudos de arqueologia de Jerusalém religião", na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório