Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Venezuelanos fizeram 543 protestos em setembro por falta de bens

Um relatório divulgado hoje pelo Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social (OVCS) dá conta que em setembro os venezuelanos realizaram pelo menos 543 protestos por diversos motivos, principalmente pela escassez e falta de abastecimento de produtos.

Venezuelanos fizeram 543 protestos em setembro por falta de bens
Notícias ao Minuto

20:02 - 19/10/16 por Lusa

Mundo Observatório

"Esta cifra equivale a 18 protestos diários em todo o país. Em comparação com igual mês do ano passado e representa um aumento de 11%", afirma.

"Nos primeiros nove meses do ano o OVCS documentou 5.268 protestos, 72% deles por direitos económicos, sociais e culturais", sublinha.

O relatório explica que "no mês de setembro continuou a situação de insegurança alimentar na Venezuela, caraterizada pela falta de abastecimento, escassez e carestia de produtos", sendo "a principal causa de mobilizações e ações de rua, principalmente de vizinhos".

A organização acrescenta também que houve mais 25% de protestos pelo elevado custo dos alimentos comparativamente a setembro de 2015.

"Em setembro foram documentados 21 saques e 33 tentativas (frustradas) de saques, 100% mais que em setembro de 2015. Os saques e as tentativas de saque continuam em todo o país. No entanto, ao observar os 678 casos documentados pelo OVCS durante os nove meses de 2016, aprecia-se uma clara diminuição desde o passado mês de julho (73 saques e 46 tentativas)", explica.

Por outro lado registaram-se 100 protestos para exigir uma habitação digna e pelos serviços de água potável e eletricidade, 16% menos que os 131 registados em igual mês do ano anterior.

O relatório conclui precisando que a maioria das mobilizações e protestos de rua, por direitos políticos, estão vinculados a etapas do referendo revogatório (do mandato do Presidente Nicolás Maduro), impulsionado pelos partidos políticos de oposição e um amplo setor da sociedade civil venezuelana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório