Moçambique: Fisco falha cobrança de impostos por falta de impressos

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique está com dificuldades na cobrança de alguns impostos, porque a empresa que fornece os impressos cortou o respetivo serviço, devido à falta de pagamento, disse o porta-voz da entidade fiscal moçambicana.

© DR
Mundo Entidade fiscal

"Realmente, há falta de alguns modelos para pagamento de impostos. Houve morosidade por parte da AT no pagamento à empresa responsável pela impressão", afirmou Haydn David, citado pelo jornal O País, o principal diário privado em Moçambique.

PUB

Apontando a burocracia interna como causa da falta de pagamento à empresa que fornece os impressos, David adiantou que a AT está a trabalhar para que a situação seja regularizada.

Em declarações a O País, o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Prakash Prehlad, afirmou que a CTA foi apanhada de surpresa pela falta de cobrança de impostos devido à falta de impressos, alertando para o risco de as empresas serem prejudicadas pelo pagamento de multas.

"A existência de um sistema de pagamento eletrónico poderia ter evitado esta situação. Assim, temos de apelar ao bom senso, para que as multas não sejam aplicadas aos empresários que não conseguirem pagar dentro do prazo, devido à escassez de impostos", afirmou Prehlad.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a saber todas as novidades de Mundo

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser