Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Equador corta acesso de Julian Assange à internet

O ativista está há mais de quatro anos a viver dentro da embaixada do Equador em Londres.

Equador corta acesso de Julian Assange à internet
Notícias ao Minuto

23:35 - 17/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Documento

Assange, ativista de 45 anos que os Estados Unidos querem julgar pela divulgação no portal Wikileaks de milhares de documentos confidenciais, viu a sua internet na embaixada do Equador ser cortada, avança o The Guardian.

Numa mensagem partilhada via Twitter, o Wikileaks escreveu “que a internet de Julian Assange tinha sido cortada intencionalmente” e que iriam ser “ativados os devidos planos de contingência”. Mais tarde, publicou outro tweet a “confirmar” que tinha sido o "Equador quem tinha impedido o acesso de Assange à internet, pouco depois de terem sido tornados públicos documentos que mostravam conversações entre Hillary Clinton e a Goldman Sachs".

"Nós não respondemos a especulações que circulam via Twitter. O Equador vai continuar a proteger Julian Assange e irá continuar a dar-lhe asilo político, assim como o garantimos desde 2012", disse uma fonte do governo à Press Association.

Assim que Assange ficou sem internet, não tardou até que a opinião pública afirmasse que se tratava de uma coincidência o refugiado político ter ficado offline momentos depois de terem sido divulgados novos documentos que podem incriminar Hillary Clinton.

Foi no final de agosto que o australiano, em declarações à estação norte-americana Fox News, informou que iria divulgar novas informações ligadas à candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton.

Em finais de julho o Wikileaks publicou cerca de 20 emails internos do partido Democrata. Nesses foi revelado que alguns democratas tinha beneficiado Hillary durante a campanha das primárias democratas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório