Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do Iémen concorda com cessar-fogo de 72 horas

O Presidente do Iémen, Abedrabbo Mansur Hadi, concordou com um cessar-fogo de 72 horas que poderá ser prolongado, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do país em guerra, um dia após apelos internacionais para uma trégua.

Presidente do Iémen concorda com cessar-fogo de 72 horas
Notícias ao Minuto

21:10 - 17/10/16 por Lusa

Mundo MNE

"O Presidente concordou com um cessar-fogo de 72 horas, que poderá ser prolongado se a outra parte aderir a ele", ativar uma comissão de cumprimento da trégua e puser fim ao cerco à terceira cidade iemenita, Taez, escreveu o ministro Abdulmalek al-Mekhladi na rede social Twitter.

O anúncio surge depois de os Estados Unidos, o Reino Unido e o enviado de paz da ONU ao Iémen terem instado no domingo as partes em conflito na guerra civil no país a declararem um cessar-fogo que pudesse começar dentro de alguns dias.

"Estamos aqui para apelar para uma imediata cessação das hostilidades, que será declarada nas próximas horas", disse o enviado da ONU, Ould Cheikh Ahmed.

O enviado disse ter estado em contacto com o principal negociador do grupo rebelde Huthi e com o Governo de Hadi, mas avisou que espera que haja "planos mais claros" para um cessar-fogo nos próximos dias.

"Reiteramos o nosso apoio aos esforços do enviado da ONU Ismail Ould Cheikh Ahmed", 'tweetou' o chefe da diplomacia iemenita, acrescentando que o seu Governo lidará "de forma positiva" com os apelos internacionais para a paz.

A guerra no Iémen já fez quase 6.900 mortos, mais de 35.000 feridos e pelo menos três milhões de deslocados desde março do ano passado, de acordo com dados das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório