Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pausa nos ataques a Alepo é "positiva" mas "não suficientemente longa"

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, considerou hoje "positiva" a pausa de oito horas nos bombardeamentos a Alepo proposta pela Rússia, mas não suficientemente longa para garantir entrega de ajuda mais urgente à cidade síria cercada.

Pausa nos ataques a Alepo é "positiva" mas "não suficientemente longa"
Notícias ao Minuto

18:42 - 17/10/16 por Lusa

Mundo Síria

Nações Unidas, 17 out - O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, considerou hoje "positiva" a pausa de oito horas nos bombardeamentos a Alepo proposta pela Rússia, mas não suficientemente longa para garantir entrega de ajuda mais urgente à cidade síria cercada.

É necessário, indicou, "uma pausa mais longa para fazer entrar os camiões" que transportam ajuda humanitária para a parte leste da cidade, em poder dos rebeldes. Este setor acolhe 250.000 civis e tem sido bombardeado quase ininterruptamente desde o final de setembro pela aviação síria e russa.

"Qualquer pausa nas hostilidades é positiva para a população (...) mas necessitamos de mais tempo para pôr em funcionamento a máquina humanitária", acrescentou Dujarric ao recordar que a ONU solicitava pausas de pelo menos 24 horas.

Moscovo anunciou que as forças militares russas e sírias vão suspender na quinta-feira os bombardeamentos em Alepo (norte da Síria) e durante oito horas, no âmbito de uma "pausa humanitária".

Esta interrupção nas hostilidades será aplicada na quinta-feira entre as 08:00 e as 16:00 locais, indicou o exército russo. Serão estabelecidos corredores humanitários para evacuar os civis, designadamente os feridos, e "assegurar a retirada dos rebeldes armados".

PCR // JMR

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório