Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Estudantes libertadas pelo Boko Haram já se reuniram com as famílias

As 21 estudantes de Chibok, no nordeste da Nigéria, raptadas pelo grupo extremista Boko Haram, há mais de dois anos, que foram libertadas na quinta-feira, reuniram-se hoje com as suas famílias.

Estudantes libertadas pelo Boko Haram já se reuniram com as famílias
Notícias ao Minuto

23:11 - 16/10/16 por Lusa

Mundo Nigéria

Durante uma cerimónia cristã organizada em sua homenagem, na capital da Nigéria, Abuja, a estudante Gloria Dame disse que sobreviveu a 40 dias sem comida e que escapou à morte por pouco, pelo menos uma vez.

"Eu estava na floresta quando um avião lançou uma bomba, que caiu perto de mim, mas não fiquei ferida", disse Gloria Dame à congregação.

A cerimónia foi organizada pelos serviços de segurança da Nigéria que negociaram a libertação das estudantes raptadas pelo Boko Haram, que, na sua maioria, eram cristãs, mas que foram forçadas a converter-se ao Islão durante o cativeiro.

A cerimónia foi interrompida quando os familiares das estudantes chegaram. Foram muitas as lágrimas enquanto os pais abraçavam as suas crianças, que foram raptadas há mais de dois anos.

"Todos podemos ver a alegria e as emoções dos pais", comentou o ministro da Informação, Lai Mohammed, acrescentando que as conversações com os islamistas vão continuar "até que todas as raparigas tenham sido libertadas".

Lai Mohammed espera que "muito em breve, um outro grupo [de raparigas], maior do que este, seja libertado".

Embora tenha conseguido recuperar território aos jihadistas, o Presidente Muhammudu Buhari tem enfrentado fortes críticas por não ter conseguido libertar as jovens, que se tornaram no símbolo da forte campanha do Boko Haram para estabilecer um Estado islâmico extremista no país.

As jovens foram "trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram", na manhã de quinta-feira, na região de Banki, na fronteira com os Camarões, confirmou uma fonte local à agência France Presse.

O movimento BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta), que luta pela libertação das mais de 200 jovens de Chibok, raptadas em 2014, declarou aguardar a confirmação da identidade das libertadas.

O Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok, na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em maio de 2014, até que uma mensagem, uma aparente "prova de vida", foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.

Em maio, duas estudantes foram encontradas na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerado um dos últimos bastiões do Boko Haram.

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório