Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA e Reino Unido equacionam imposição de sanções à Síria e à Rússia

Os Estados Unidos e o Reino Unido advertiram hoje que os aliados ocidentais estão a considerar impor sanções direcionadas para alvos económicos na Síria e na Rússia por causa do cerco a Alepo.

EUA e Reino Unido equacionam imposição de sanções à Síria e à Rússia
Notícias ao Minuto

20:22 - 16/10/16 por Lusa

Mundo Síria

"Estamos a ponderar sanções adicionais e queremos ser claros: o Presidente Obama não excluiu, por enquanto, qualquer opção", declarou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, no final de uma reunião em Londres sobre a Síria com os países que apoiam os rebeldes sírios.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, declarou que foram propostas "muitas medidas, entre as quais medidas adicionais contra o regime e seus apoiantes", numa conferência de imprensa conjunta.

Kerry classificou os bombardeamentos de civis em Alepo como "crimes contra a humanidade" e Johnson frisou que "as medidas afetarão os autores desses crimes" e instou Moscovo a mostrar compaixão.

Apesar de afirmar que Obama não exclui nenhuma opção, o chefe da diplomacia norte-americana minimizou a hipótese de uma ação militar, acrescentando que é seu dever esgotar todas as soluções diplomáticas.

"Estamos a discutir todos os mecanismos à nossa disposição, mas não vejo em lado nenhum na Europa uma grande vontade de partir para a guerra", observou, após a reunião em que também participou o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Marc Ayrault.

"Não penso que os parlamentos dos países europeus estejam dispostos a declarar a guerra", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório