Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Montenegro: Vinte sérvios detidos. Preparavam ataque em dia de eleições

Vinte cidadãos sérvios foram detidos no Montenegro por, alegadamente, estarem a planear ataques e distúrbios durante a jornada eleitoral que decorre hoje naquele país, informou a polícia montenegrina.

Montenegro: Vinte sérvios detidos. Preparavam ataque em dia de eleições
Notícias ao Minuto

13:59 - 16/10/16 por Lusa

Mundo Polícia

Os detidos foram acusados de ter entrado no Montenegro para realizar ataques contra organismos públicos, edifícios da polícia, bem como funcionários e altos cargos do Estado, indicou à emissora TVCG o diretor da polícia montenegrina, Slavko Stojanovic.

Segundo a rádio Antena M, os detidos são membros de um grupo criminoso paramilitar.

Apesar destas detenções, as eleições legislativas no Montenegro (as quartas desde 2006, quando se separou da Sérvia) estão a decorrer sem incidentes relevantes.

Em algumas assembleias de voto registaram-se atrasos devido a problemas com os aparelhos de identificação eletrónica de impressões digitais. Noutros foi denunciada a presença de propaganda eleitoral, algo que é proibido.

A sete horas do encerramento das urnas a participação era de 39,9%, segundo dados da ONG Centro Monitoring, uma afluência superior em seis pontos à registada nas legislativas de 2012.

O Partido Democrático dos Socialistas (DPS), de Milo Djukanovic, homem forte do país desde há 25 anos, é o favorito a ganhar as eleições, ainda que a sua maioria absoluta esteja em risco.

Mais de 529 mil cidadãos com direito de voto vão hoje às urnas no Montenegro para eleger os 81 deputados, pertencentes a 17 partidos e coligações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório