Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

China. Da fábrica de aço no interior a motorista da Uber à beira-mar

Xiao Yu tinha uma "tigela de ferro" (expressão em chinês para emprego vitalício), numa firma do Estado, que lhe valia 4.000 yuan (quase 550 euros) por mês. No início deste ano, a sua vida mudou.

China. Da fábrica de aço no interior a motorista da Uber à beira-mar
Notícias ao Minuto

14:57 - 16/10/16 por Lusa

Mundo Reportagem

"A empresa acumulava prejuízos e deixou de pagar aos trabalhadores. Demiti-me e vim para Pequim", contou à agência Lusa o jovem chinês de 29 anos, natural da província de Hebei. "Agora, sou motorista da Uber".

Antes de partir rumo à capital, Xiao trabalhou na indústria siderúrgica, um dos setores mais afetados pelo excesso de capacidade de produção na China.

O país asiático produz mais aço do que os outros quatro gigantes do setor - Japão, Índia, EUA e Rússia - combinados.

Bruxelas e Washington culpam a produção chinesa, que dizem estar "completamente descoordenada" da procura do mercado, pela queda do preço do aço, o que coloca em risco milhares de emprego na Europa e EUA.

Em fevereiro passado, Pequim anunciou que reduzirá a capacidade de produção do setor até 150 milhões de toneladas, nos próximos anos.

Na indústria do carvão, alumínio ou cimento, o panorama é idêntico, e o Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social da China calcula que, até 2020, só nas indústrias do aço e carvão, o país extinguirá 1,8 milhão de postos de trabalho.

Mas o Governo chinês prefere falar em "transição do modelo económico" e apela a uma "visão compreensiva" da economia chinesa.

"Uma visita a uma unidade da indústria pesada talvez dê a impressão de que a economia está a enfraquecer, mas numa zona tecnológica sente-se pujança económica", argumentou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em março passado.

Xiao Yu personifica esse cenário. "A trabalhar com a Uber ganho 13.000 yuan (1.740 euros) por mês. Deduzindo os gastos com gasolina, fico com 8.000 yuan (1.070 euros)", contou

É um valor duas vezes superior ao que Xiao ganhava na fábrica de aço, justificado também pelas longas jornadas ao volante: "em média, trabalho 15 horas por dia".

"Mas é a vantagem da Uber: cria emprego para quem de outra forma não teria sustento", explicou.

A terra natal de Xiao, Handan, no interior de Hebei, foi durante décadas um importante marco da industrialização chinesa.

"A cidade antiga de Handan deve rejuvenescer como a capital do aço", proclamou o antigo líder comunista, Mao Zedong, em 1958, no início do "Grande Salto em Frente", uma campanha que visou "acelerar a transição para o comunismo", através da coletivização da agricultura e a mobilização da população para a produção de aço.

Aquela campanha acabaria por se revelar um desastre, mas as estatais do setor siderúrgico fundadas na região ganhariam novo ímpeto décadas mais tarde, com a entrada da China na globalização.

O país asiático absorveu então as indústrias "sujas" do ocidente, atraídas pela mão-de-obra barata e falta de regulamentos ambientais.

Um exemplo emblemático desse processo é o alto-forno utilizado pela Handan Iron and Steel, a principal produtora de aço de Handan.

Nos anos 1990, a estrutura foi desmantelada e enviada, peça por peça, desde o Vale do Ruhr, na Alemanha, onde durante o século XX foi utilizada pela ThyssenKrupp, a maior fabricante de aço germânica.

Hoje, Handan é uma das cidades mais poluídas da China, com o seu céu quase sempre coberto por um espesso manto de poluição.

As partículas tóxicas no ar, contudo, deixaram de ser o único problema em Handan: "Agora, é também muito difícil encontrar lá emprego", disse Xiao.

"Para quem trabalha nas indústrias do aço e mineração é cada vez mais difícil garantir sustento", explicou.

Da última vez que falou com a Lusa, Xiao tinha acabado de se mudar de Pequim para Qingdao, cidade balnear, na costa noroeste do país, que foi no passado uma concessão alemã e famosa pelo seu festival de cerveja anual.

Através do Wechat (o Whatsapp chinês) o jovem enviou uma foto do mar.

"Aqui, os salários não são altos, mas o céu está sempre azul. Em Pequim ou em Handan, o céu está quase sempre enegrecido", observou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório