Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos 33 mortos em ataque suicida no Iraque

Pelo menos 33 pessoas morreram e 65 ficaram feridas num atentado suicida perpetrado hoje contra fiéis xiitas que comemoravam a Ashura em Bagdade e que foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Pelo menos 33 mortos em ataque suicida no Iraque
Notícias ao Minuto

16:43 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Fonte da polícia iraquiana disse à agência Efe que o suicida detonou o cinto de explosivos que levava preso ao corpo numa tenda instalada para estas celebrações num mercado do bairro de Al Shaab, no noroeste da capital e de maioria xiita.

O EI assumiu a autoria do atentado contra os "apóstatas", como se refere aos xiitas, num comunicado difundido em fóruns extremistas cuja autenticidade não pôde ser verificada.

Os jihadistas explicaram que o suicida "conseguiu irromper e detonar o seu colete explosivo no meio de um grupo de apóstatas", causando um total de cem mortos e feridos.

Por seu lado, a agência Amaq, vinculada aos extremistas, afirmou que a "operação de martírio" resultou em 40 mortos.

As forças de segurança iraquianas cercaram a zona do mercado Al Shaab, perante o receio de serem cometidos novos ataques.

Os atentados extremistas sunitas contra fiéis xiitas são habituais no Iraque durante a Ashura e causaram a morte a centenas de pessoas nos últimos 10 anos.

A Ashura comemora o aniversário do martírio do iman Husein, neto do profeta Maomé, que morreu no ano 680 às mãos das tropas do califa Yazid (líder do ramo sunita do Islão).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório