Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares de tailandeses homenageiam rei falecido

Milhares de tailandeses estiveram hoje presentes à frente do palácio real para homenagear o rei Bhumibol falecido na quinta-feira, depois de 79 anos de um reinado que será seguido por por um período de regência.

Milhares de tailandeses homenageiam rei falecido
Notícias ao Minuto

08:55 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Banguecoque

O príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, surpreendeu na quinta-feira ao pedir um "prazo" antes de subir trono , deixando por agora o país sem monarca.

Neste contexto, os militares precisaram que em virtude da Constituição, Prem Tinsulanonda, até agora chefe do conselho privado do rei, será o regente por um prazo não especificado.

Tinsulanonda tem 96 anos mas continua muito ativo e é descrito pelos analistas como a eminência parda do palácio que mexe as cordas na cena política, nomeadamente os golpes de Estado militares.

Esta regência "será temporária pois atualmente o trono está vago", declarou à imprensa o vice-primeiro-ministro Wissanu Krea-Ngam.

Prem Tinsulanonda, antigo general e ex-primeiro-ministro, era até agora o principal conselheiro do rei defunto.

Na sexta-feira, o príncipe herdeiro conduziu, no seio do palácio, o ritual budista do banho do corpo do seu pai , primeira etapa de uma longa série de de ritos que vão durar um ano.

Desde o anúncio da morte do monarca na quinta-feira à noite, a capital Banguecoque tem alternado entre o branco e o negro.

O governo, que anunciou um período de luto de um ano, afirmou temer uma rutura de stocks no país.

Os funcionários públicos vão vestir-se de preto durante um ano.

Bhumibol Adulyadej, hospitalizado quase continuamente nestes dois últimos anos, não apareceu em público há cerca de uma no.

No entanto, o monarca foi a figura paterna do reino, reconfortante para muitos tailandeses que vivem na ideia de que ele era o 'pai da nação' depois de décadas de propaganda, reforçada por uma lei de lesa majestade rigorosa.

O último golpe de Estado em maio de 2014 foi realizado para salvar a monarquia por um exército ansioso para entrar na cena política com a aproximação da sucessão, enquanto a personalidade do príncipe herdeiro preocupa muitos tailandeses.

O príncipe passou grande parte do seu tempo na Alemanha e a sua personalidade, considerada instável, está a ser debatida, mesmo pelos assessores do palácio e generais no comando do governo, disseram analistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório