Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Três detidos nos EUA por planearem atentado contra comunidade somali

Três homens foram detidos e acusados de conspirar para bombardear uma mesquita e um complexo de apartamentos ocupados por imigrantes somalis no Kansas, Estados Unidos, segundo o Departamento de Justiça norte-americano.

Três detidos nos EUA por planearem atentado contra comunidade somali
Notícias ao Minuto

06:41 - 15/10/16 por Lusa

Mundo Segurança

Curtis Allen e Gavin Wright, ambos de 49 anos, e Patrick Eugene Stein, de 47, os três oriundos do Kansas, já compareceram perante um tribunal federal para responder à acusação de conspiração para utilizar uma arma de destruição massiva (explosivos), indicou o Departamento de Justiça em comunicado.

"De acordo com a denúncia, estes três acusados conspiraram para levar a cabo um ataque à bomba contra um complexo de apartamentos ocupados por homens, mulheres e crianças na comunidade de Garden City, Kansas", disse o procurador John P. Carlin.

"A proteção da nossa nação deste tipo de ataques, quer sejam ligados ao terrorismo nacional ou internacional, é a nossa mais elevada prioridade", acrescentou.

As acusações foram apresentadas após oito meses de investigações do FBI, que informou que os acusados estavam "profundamente imersos numa cultura oculta de ódio e violência".

A acusação alega que desde fevereiro que o FBI investiga as atividades dos suspeitos, incluindo os seus planos para levar a cabo um ataque violento contra os muçulmanos do sudoeste do Kansas.

Os acusados eram membros de um grupo que se refere a si mesmo como "Os Cruzados".

A queixa-crime alega que os homens realizaram vigilância para identificar potenciais alvos, tinham armas de fogo, munições e componentes explosivos armazenados, e tinham previsto emitir um manifesto relacionado com o atentado planeado.

Queriam, nas suas próprias palavras, "despertar as pessoas".

Após considerar todos os possíveis alvos, os acusados decidiram realizar o ataque em Garden City, Kansas, um complexo de apartamentos que acolhe uma mesquita e um grande número de membros da comunidade somali.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório