Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Kerry espera acordo entre países para emenda a Protocolo de Montreal

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, assegurou hoje que o acordo de redução dos hidrofluorcarbonetos (HFC) pelos países que assinaram o Protocolo de Montreal será o "passo mais importante" para limitar o aquecimento global.

Kerry espera acordo entre países para emenda a Protocolo de Montreal
Notícias ao Minuto

22:05 - 14/10/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

John Kerry falava em Kigali, capital do Ruanda, onde representantes dos 197 países que assinaram o Protocolo de Montreal, em 1987, tentam chegar a acordo para o mudar com o objetivo de combater a destruição da camada de ozono.

"Cada dia em que aceleramos a redução de gases marca a diferença. É hora de afrontar esta ameaça global com seriedade e valentia", disse o chefe da diplomacia norte-americana.

Washington espera que uma modificação do Protocolo de Montreal tenha o êxito do Acordo de Paris, que vai substituir em 2020 o Protocolo de Quioto.

O diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), Erik Solheim, advertiu de que será "uma vergonha" se os países não aprovarem uma emenda para os HFC.

Segundo fontes da organização do encontro, as partes poderão anunciar um acordo no sábado de manhã.

Os gases HFC encontram-se em aparelhos de ar condicionado, frigoríficos, espumas e aerossóis.

Atualmente, os HFC são gases efeito de estufa que aumentam mais rapidamente o aquecimento global e o seu poder de aquecimento excede é cem mil vezes maior que o dióxido de carbono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório