Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Obama alerta que "a própria democracia" está em jogo

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou hoje durante uma ação de campanha da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, que "a própria democracia" está em jogo nas eleições do próximo dia 08 de novembro.

Obama alerta que "a própria democracia" está em jogo
Notícias ao Minuto

19:08 - 14/10/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A menos de um mês do ato eleitoral, o chefe de Estado norte-americano marcou presença pelo segundo dia consecutivo na campanha da candidata democrata à Casa Branca.

Num encontro em Cleveland (Ohio), Obama recordou que muitas vezes perguntam aos eleitores que apoiam o candidato presidencial republicano, Donald Trump, o que eles têm a perder com tal apoio.

"A resposta é tudo", frisou Obama, salientando o risco de "atirar para a janela" todos os progressos alcançados nos últimos oito anos.

No boletim de voto, segundo Barack Obama, também estarão inscritos valores como "respeito" ou "igualdade".

O chefe de Estado sublinhou que cada voto "conta" e alertou contra a estratégia que, na sua opinião, Donald Trump está a promover, ao criar um clima político "tóxico" para dissuadir os cidadãos a irem às urnas.

Obama destacou que o Estado do Ohio (um 'swing state', estados que não têm uma tendência de voto definida e que podem decidir uma eleição) foi sempre um território muito renhido e incentivou os habitantes daquele estado a aproveitarem o voto por antecipação, que começou naquela região na última quarta-feira.

Segundo dados divulgados hoje pelo 'site' RealClearPolitics, que elabora uma média das sondagens divulgadas nos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump estavam praticamente empatados no Ohio, com 44% e 42,2%, respetivamente, das intenções de voto.

Barack Obama reiterou ainda que Trump tem mostrado que não tem o "carácter" nem a "honestidade básica" para ser o próximo Presidente do país e apresentou a ex-secretária de Estado como uma das pessoas "mais inteligentes" que alguma vez concorreu à Casa Branca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório