Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Síria: Chefe da diplomacia de Londres admite novas "opções militares"

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, considerou hoje que o Reino Unido deve considerar "opções militares mais dinâmicas" na Síria, uma perspetiva ainda distante e que apenas deve ocorrer em coligação com os Estados Unidos.

Síria: Chefe da diplomacia de Londres admite novas "opções militares"
Notícias ao Minuto

19:50 - 13/10/16 por Lusa

Mundo Boris Johnson

agora que devemos de novo admitir opções militares mais dinâmicas", disse Johnson, que no domingo recebe em Londres diversos homólogos de potências ocidentais para debater a situação na Síria.

"Se isso significa que podemos agora formar uma coligação para uma ação mais dinâmica, não posso profetizar", referiu num comité parlamentar.

Em 2013 o parlamento britânico rejeitou o início de ataques aéreos contra as forças do Presidente Bashar al-Assad. Mais tarde, concordou em realizar raides aéreos, mas apenas contra alvos do grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

Diversos deputados britânicos apelaram recentemente para a imposição de uma zona de exclusão aérea na Síria para impedir o bombardeamento de Alepo por forças russas e sírias.

"Devemos ser realistas sobre como isto funciona e o que é viável. Não podemos fazer nada sem uma coligação, nem fazê-lo sem os americanos. Ainda falta algum tempo para garanti-lo. Mas não significa que que as discussões não prossigam. Existem", disse Boris Johnson numa alusão às opções militares.

"Muitas pessoas, incluindo John Kerry [chefe da diplomacia de Washington], consideram que o processo de discussão com os russos está basicamente" fora de controlo, assinalou ainda.

Kerry e o seu homólogo russo Serguei Lavrov devem encontrar-se em Lausanne, na Suíça, no sábado, em conversações em que também participam os chefes da diplomacia da Turquia, Arábia Saudita e Qatar", na véspera da reunião de Londres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório