Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Canadá felicita Guterres na eleição de secretário-geral da ONU

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau felicitou hoje António Guterres pela nomeação por aclamação como novo secretário-geral das Nações Unidas.

Canadá felicita Guterres na eleição de secretário-geral da ONU
Notícias ao Minuto

17:39 - 13/10/16 por Lusa

Mundo Justin Trudeau

"Em nome de todos os canadianos, tenho o prazer de endereçar as minhas felicitações a António Guterres pela sua nomeação pela Assembleia-geral da ONU para ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas", afirmou Justin Trudeau em comunicado.

O líder do governo federal salientou ainda que o Canadá acredita firmemente que a ONU "é essencial para resolver muitos dos desafios urgentes com que se depara o mundo", nomeadamente questões como as "alterações climáticas, os refugiados e as migrações, assegurando a paz em todo o mundo".

"No início do próximo ano, Guterres inicia um dos trabalhos mais desafiantes do Mundo. O Canadá estará aqui para o ajudar e às Nações Unidas, fazendo do mundo um melhor lugar para os seus 7,7 mil milhões de habitantes", acrescentou na nota.

Enquanto alto-comissário da ONU para os Refugiados, cargo que Guterres desempenhou até dezembro de 2015, o Canadá trabalhou em estreita colaboração com António Guterres e procura continuar a fazê-lo agora como secretário-geral da ONU.

O antigo primeiro-ministro português esteve no Canadá no passado dia 29 de janeiro, onde recebeu pela Universidade de Carleton, em Otava, o grau Doutor 'Honoris Causa' e participou também no "Fórum Otava 2016", em que agradeceu o papel do Canadá no acolhimento dos refugiados.

António Guterres foi hoje aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de dezembro de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório