Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

NATO quer aprofundar relação com Nações Unidas de Guterres

O secretário-geral da Aliança Atlântica felicitou hoje António Guterres pela sua eleição como secretário-geral das Nações Unidas e disse esperar que, sob a sua liderança, seja possível aprofundar ainda mais a relação entre as duas organizações.

NATO quer aprofundar relação com Nações Unidas de Guterres
Notícias ao Minuto

17:20 - 13/10/16 por Lusa

Mundo ONU

"Saúdo calorosamente a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas. Estou convencido de que sob a sua liderança a ONU irá continuar a desempenhar o seu papel vital face aos desafios do século XXI", escreve Jens Stoltenberg, numa nota divulgada em Bruxelas, sede do quartel-general da NATO.

Apontando que a cooperação entre as duas organizações, baseada num "compromisso comum pela paz e segurança internacionais", não parou de crescer nos últimos anos, o secretário-geral da Aliança Atlântica sublinha que o diálogo entre NATO e ONU abrange atualmente "uma grande variedade de questões", desde a condição das mulheres, à paz e segurança e a proteção de civis, passando pelo "apoio dado pela Aliança ao reforço da ação da ONU na manutenção da paz".

"Estou desejoso de trabalhar com o secretário-geral Guterres, para avançar e aprofundar ainda mais a relação entre a NATO e as Nações Unidas", conclui Stoltenberg na sua mensagem.

O ex-primeiro-ministro António Guterres foi hoje formalmente eleito por aclamação secretário-geral da ONU pela Assembleia-geral desta organização internacional, que confirmou a indicação feita há uma semana, por unanimidade e aclamação, pelo Conselho de Segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório