Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Nobel da Literatura vai para Bob Dylan. Sim, o músico

Academia anunciou o prémio esta quinta-feira.

Notícias ao Minuto

12:00 - 13/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Prémios

Já é conhecido o vencedor do prémio Nobel da Literatura 2016 e houve surpresa e aplausos na reação ao anúncio: o músico Bob Dylan é o vencedor.

Bob Dylan torna-se assim o primeiro músico a vencer o prémio maior da Literatura. 

Recorde-se que o vencedor deste ano foi conhecido no mesmo dia em que se soube da morte do autor italiano Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura em 1997, vencedor um ano antes do português José Saramago. Curiosamente, em 1997 já Bob Dylan surgia entre os nomeados ao prémio.

Figura de relevo na história da música, nome consagrado praticamente desde os anos 60, o primeiro livro publicado por Bob Dylan data de 1971 e é uma obra que junta já prosa e poesia ('Tarantula').

A academia sueca justifica o prémio atribuído a Bob Dylan por este ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana. Aos 75 anos de idade, o ícone Bob Dylan vê o seu mito agigantar-se ainda mais.

Em 2008, Horace Engdahl, da academia sueca, foi notícia. O membro do júri considerou que era a Europa quem estava no centro da literatura mundial, “não os Estados Unidos”. Autores norte-americanos pareciam assim ter ficado de fora.

Oito anos depois os Estados Unidos voltam a ver um autor seu ser consagrado com um Nobel da Literatura. Curiosamente, foi alguém que se notabilizou na música a quebrar esse ‘enguiço’.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório