Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Iraniana condenada a enforcamento por crime que não cometeu

Zeinab Sekaanvand vai ser executada esta quinta-feira pela morte do então marido. Acontece que não foi ela a responsável pelo assassinato, mas sim o próprio irmão da vítima.

Iraniana condenada a enforcamento por crime que não cometeu
Notícias ao Minuto

23:57 - 12/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

O alerta é dado pela Amnistia Internacional que denuncia o julgamento “injusto” a que uma jovem iraniana foi sujeita. A rapariga, de 22 anos, foi acusada de ter assassinado o marido, de 17 anos, e por isso condenada à morte, escreve o Independent.

Zeinab Sekaanvand deverá ser executada por enforcamento durante o dia de amanhã (13 de outubro), contudo a Amnistia Internacional pediu a anulação de tal sentença, uma vez que considerou o julgamento “flagrantemente injusto".

Tudo se passara em fevereiro de 2012, quando Sekaanvand (na altura com 15 anos) foi presa por ter assassinado o marido. Na prisão, a jovem engravidara de uma outra relação, mas a criança nunca chegara a nascer, devido a um aborto espontâneo e, em virtude de ter perdido o bebé, as autoridades decidiram acelerar a sentença de morte.

Num primeiro depoimento, Sekaanvand confessou ter esfaqueado o então marido – eram ambos ainda crianças, sublinhe-se – depois de ter sofrido meses de abuso físco e psicológico e pelo facto do marido se recusar a dar-lhe o divórcio.

Contudo, em 2014 revelou ao tribunal que afinal tinha sido o cunhado – irmão do marido, que já tinha violado várias vezes Sekaanvand – o autor do crime. O cunhado coagiu-a a confessar o crime. Esta confissão foi, porém, ignorada pelo tribunal, que optou por condená-la dois anos depois à morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório