Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Deputada discursa no parlamento enquanto amamenta filha

Uma deputada islandesa discursou hoje no parlamento, ao mesmo tempo que amamentava a sua filha sob as luzes das câmaras televisivas que transmitiam em direto, um ato que descreveu como "a coisa mais natural do mundo".

Notícias ao Minuto

23:03 - 12/10/16 por Lusa

Mundo Islândia

Unnur Bra Konradsdottir, do Partido da Independência, levantou-se para intervir no Althingi (parlamento), enquanto amamentava a sua filha de seis semanas.

"Ela não estava perturbada. Pelo contrário, ela poderia ter-se sentido incomodada se eu tivesse interrompido a amamentação para falar", acrescentou Konradsdottir, que é mãe de três filhos, à agência noticiosa AFP.

A imprensa islandesa confirmou que esta foi uma novidade no país que tem estado na primeira linha da igualdade de género e deu ao mundo, em 1980, a primeira mulher eleita democraticamente para a chefia de um Estado, Vigdis Finnbogadottir.

A deputada salientou que as exigências e responsabilidades da vida política não alteravam os seus deveres de mãe.

"É como qualquer outro emprego. Você tem de fazer o que tem de fazer", disse.

A amamentação em público tornou-se uma questão polémica em vários países. Para a deputada islandesa, porém, "é a coisa mais natural do mundo".

Eleita para o parlamento em 2009, Konradsdottir integra a comissão parlamentar de proteção social e dirige a dos assuntos de educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório