Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estado Islâmico reivindica ataque contra xiitas em Cabul

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou hoje um dos atentados perpetrados na terça-feira à noite em Cabul e que mataram pelo menos 17 peregrinos que celebravam a Ashura, a mais importante festa do calendário xiita.

Estado Islâmico reivindica ataque contra xiitas em Cabul
Notícias ao Minuto

14:55 - 12/10/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

"O Estado Islâmico da província de Khorasan reivindica o ataque contra peregrinos xiitas na mesquita de Karte Sakhi, em Cabul, no dia da Ashura", declarou o grupo num comunicado detetado pelo portal da Internet especializado em monitorizar redes radicais "SITE Intelligence Group".

O texto refere que "o combatente Ali Jan" devastou o local do atentado "com uma arma automática e granadas, antes de ativar o seu colete de explosivos".

O balanço do ataque referido no texto é de 14 mortos, inferior aos 17 contabilizados pelo Ministério do Interior afegão. O texto não faz qualquer referência, por outro lado, a um segundo ataque perpetrado simultaneamente numa outra mesquita xiita da capital do Afeganistão.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqi, o primeiro ataque foi perpetrado por "um atacante vestido como um militar que abriu fogo" sobre os peregrinos. "No mesmo momento, um segundo homem entrou numa mesquita próxima, em Karte Char, e fez reféns".

Em ambos os casos, os atacantes foram "abatidos pelas forças especiais", disse o porta-voz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório