Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Criança chinesa encontrada com vida em escombros de edifício

A criança chinesa que esta semana foi encontrada com vida envolta nos braços do seu pai morto, nos escombros de um edifício, tinha acabado de chegar para visitar os seus pais, noticiou hoje a imprensa estatal.

Criança chinesa encontrada com vida em escombros de edifício
Notícias ao Minuto

11:55 - 12/10/16 por Lusa

Mundo Wu Ningxi

O país asiático tem cerca de 61 milhões de "crianças deixadas para trás", filhos do vasto exército de trabalhadores migrados nas cidades.

Devido ao alto custo de vida nas cidades e às restrições na autorização de residência, que limitam o acesso a serviços básicos como educação e saúde pública, estes trabalhadores optam por deixar os filhos ao cuidado de familiares.

Segundo o jornal Zhengzhou Evening News, Wu Ningxi, a criança de três anos que sobreviveu ao súbito desabamento do edifício onde dormia, na segunda-feira passada, era uma dessas crianças "deixadas para trás".

Wu vivia com o seu avô na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, na terra natal da sua mãe, e tinham acabado de chegar a Wenzhou, na costa leste, para uma visita.

Mas nessa mesma noite, o edifício de seis andares onde Wu dormia colapsou, num desastre que envolveu a queda de mais três edifícios e resultou em 22 mortos, incluindo o seu avô e os seus pais.

Wu foi encontrada com vida pela equipa de resgate, protegida entre os braços do seu pai, segundo descreveram os jornais locais.

O homem, de 26 anos, nascido na província de Henan, centro da China, e que trabalhava numa fábrica de calçado, foi encontrado morto debaixo de um espesso pilar de cimento.

A polícia deteve quatro proprietários dos edifícios, enquanto a causa do desabamento está a ser investigada, noticiou a agência Xinhua.

Chuvas torrenciais e o mau estado das construções são provavelmente fatores que contribuíram para o acidente, segundo a imprensa local.

Os edifícios construídos nos anos 1970, nas proximidades, estavam a ser demolidos, de forma a evitar o seu desabamento, acrescentou.

As casas situavam-se numa zona industrial da cidade de Wenzhou, província de Zhejiang, e albergavam sobretudo trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório