Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Furacão Matthew provocou pelo menos 473 mortos no Haiti

O furacão Matthew fez pelo menos 473 mortos à sua passagem pelo Haiti, na semana passada, segundo um balanço ainda provisório da proteção civil hoje divulgado.

Furacão Matthew provocou pelo menos 473 mortos no Haiti
Notícias ao Minuto

20:56 - 11/10/16 por Lusa

Mundo Balanço

O departamento da Grande Anse, que foi diretamente atravessado pelo furacão, é o mais atingido: as autoridades registaram aí 244 mortos e 97 feridos.

De acordo com a proteção civil haitiana, 75 pessoas estão ainda desaparecidas e mais de 330 ficaram feridas em todo o país.

O anterior balanço, divulgado na segunda-feira de manhã, apontava para pelo menos 372 mortos.

Mais de 175.500 haitianos afetados pelo furacão estão ainda refugiados em albergues provisórios, entre os quais muitas escolas, o que impediu quase 100.000 crianças de retomar na segunda-feira as aulas, como previsto pelo Ministério da Educação.

Perante a dimensão das perdas humanas e da destruição, o Presidente da República provisório, Jocelerme Privert, decretou no sábado três dias de luto nacional a partir de domingo.

Pelo menos 1,4 milhões de pessoas, numa população nacional estimada em 10,3 milhões, precisam de assistência de emergência, sublinhou na segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Toda a parte meridional do país ficou submersa devido a chuvas diluvianas e foi atingida por ventos violentos durante longas horas. O Matthew estava então na categoria 4, com ventos de 230 quilómetros por hora.

Além dos danos materiais, as autoridades e organizações humanitárias temem um forte ressurgimento da cólera, por causa das grandes inundações e da ausência de acesso a água potável e a produtos de higiene nas zonas atingidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório