Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente das Filipinas anuncia que visitará a China em breve

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, anunciou hoje que se deslocará em breve à China e espera visitar igualmente a Rússia, reiterando as suas críticas ao aliado norte-americano, que qualificou de "arrogante".

Presidente das Filipinas anuncia que visitará a China em breve
Notícias ao Minuto

13:28 - 11/10/16 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

"A China convidou-me várias vezes. Aceitei o convite", declarou num discurso no palácio presidencial.

Não precisou a data, mas disse que a viagem ocorrerá antes de uma deslocação ao Japão. Tóquio anunciou uma visita de Duterte de 25 a 27 de outubro.

Adiantou que depois do Japão irá "provavelmente à Rússia".

Estas serão as primeiras visitas do presidente filipino fora do sudeste da Ásia.

Duterte, que tomou posse a 30 de junho, disse várias vezes que queria aproximar-se de Pequim e de Moscovo, enquanto ia criticando Washington, antiga potência colonial e aliado militar de Manila.

Os filipinos foram durante muito tempo considerados um dos mais fiéis aliados de Washington na Ásia. Os dois países têm desde 1951 um tratado de defesa mútua e o antecessor de Duterte, Benigno Aquino, tentou reforçar os laços para enfrentar as ambições chinesas no Mar do Sul da China.

Duterte já anulou as patrulhas conjuntas com os Estados Unidos, evocou a possibilidade de denúncia do pacto de defesa mútua e ameaçou cortar as relações bilaterais.

Os norte-americanos têm criticado a guerra contra o crime lançada pelo presidente filipino, que já causou mais de 3.300 mortos, e o presidente Barack Obama foi insultado por Duterte por se ter mostrado preocupado com a situação dos direitos humanos no arquipélago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório