Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Segundo debate nos EUA reflete "declínio na política norte-americana"

O segundo debate entre Hillary Clinton e Donald Trump, candidatos à presidência dos Estados Unidos da América, "reflete o declínio na política norte-americana" e "uma sociedade profundamente dividida", escreveu hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

Segundo debate nos EUA reflete "declínio na política norte-americana"
Notícias ao Minuto

11:22 - 11/10/16 por Lusa

Mundo Agência

"Ao contrário do primeiro debate, em 26 de setembro, em que ambos os candidatos abordaram questões políticas sérias, o segundo debate teve como palavras-chave 'escândalo', 'interrupções' e 'falta do aperto de mão'", refere a agência.

Num artigo de opinião, a Xinhua observa que a estratégia de Clinton e Trump, focada no uso dos meios de comunicação, serviu apenas para aumentar a "vulgarização e entretenimento político".

"A campanha não conseguiu ainda focar-se na apresentação de ideias políticas", observa a agência oficial chinesa.

Durante o debate, os dois candidatos trocaram acusações acerca de abusos contra mulheres, com Trump a convidar para a audiência várias mulheres que acusaram o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, marido da sua rival democrata Hillary Clinton, de assédio sexual.

Hillary Clinton, por seu lado, trouxe para cima da mesa a divulgação de um vídeo de 2005 em que se ouve Trump fazer comentários degradantes sobre mulheres, com linguagem vulgar e ofensiva.

Trump garantiu ainda que se for eleito Presidente irá processar Clinton, devido ao caso dos correios eletrónicos, e que sob a sua liderança ela estaria "na prisão".

A agência Xinhua lembra que o próximo líder norte-americano terá de governar uma nação "profundamente dividida", que sofre de um "grande fosso entre ricos e pobres, conflitos raciais, o impacto da imigração e atritos entre múltiplos valores".

"É altura dos políticos norte-americanos fazerem uma reflexão e voltarem ao normal para lidarem com estes fenómenos", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório