Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Seul e EUA iniciam manobras navais em clima de tensão com Pyongyang

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram hoje manobras navais num momento de particular tensão na península perante a possibilidade de o regime norte-coreano realizar novo teste nuclear para assinalar o aniversário do partido único.

Seul e EUA iniciam manobras navais em clima de tensão com Pyongyang
Notícias ao Minuto

07:56 - 10/10/16 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Nestes exercícios, que se entendem como uma exibição de força perante Pyongyang e se realizam simultaneamente no Mar Amarelo e no Mar do Japão, participa 'Ronald Reagan', um porta-aviões norte-americano de propulsão nuclear da classe Nimitz, precisou o exército sul-coreano, em comunicado.

"O exercício 'Espírito invencível' pretende mostrar o compromisso dos aliados para responder às incansáveis provocações do Norte e melhorar a sua interoperabilidade marítima", explica o texto.

Além do 'Ronald Reagan', os aliados preveem mobilizar dezenas de navios e submarinos que incluem contratorpedeiros de tipo Ticonderoga, equipados com sistemas de mísseis de cruzeiro Aegis, além de aviões de vigilância marítima P-3 e P-8, helicópteros Apache ou caças FA-18C.

O exercício pretende simular o ataque a comandos especiais norte-coreanos integrados com submarinos e aeronaves que estariam a tentar infiltrar-se nas águas da Coreia do Sul.

As duas Coreias mantêm-se tecnicamente em guerra, apesar de o conflito entre ambas (1950-1953) ter terminado com um cessar-fogo, e os Estados Unidos, que lideraram a coligação da ONU que participou no conflito para defender o Governo de Seul, mantêm no solo sul-coreano 28.500 efetivos como meio de dissuasão.

As manobras acontecem num momento de particular tensão já que o Norte, que denuncia que estes exercícios não são defensivos mas sim um ensaio para invadir o seu território, pode realizar um novo teste de armamento, coincidindo com o 71.º aniversário do Partido dos Trabalhadores, que se celebra hoje.

O regime de Kim Jong-un tem por hábito realizar testes perto de datas importantes do seu calendário, como foi o caso do último ensaio nuclear, no passado dia 09 de setembro, dia do aniversário da fundação nacional.

Nos últimos três dias, imagens captadas por satélite revelam um aumento da atividade nas bases de lançamento de mísseis e de provas nucleares do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório