Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Degradação das relações com EUA deve-se a "russofobia" agressiva

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, afirmou hoje que a deterioração das relações EUA-Rússia se deve à "russofobia agressiva", traduzida por "atos hostis" como o deslocamento de armamento para junto das fronteiras russas e a imposição de sanções.

Degradação das relações com EUA deve-se a "russofobia" agressiva
Notícias ao Minuto

14:37 - 09/10/16 por Lusa

Mundo Diplomata

"Não se trata apenas de uma russofobia retórica, mas de passos agressivos que afetam realmente os nossos interesses e ameaçam a nossa segurança", afirmou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, numa entrevista com o canal público de televisão, citada pela agência EFE.

Em concreto, Lavrov especificou a aproximação da infraestrutura da Aliança Atlântica em relação às fronteiras da Rússia, o fornecimento pelos Estados Unidos à aviação aliada de armamento pesado, ou ainda o escudo antimísseis, seja na sua versão europeia como asiática.

"Claro que as sanções são também uma mostra de ações inamistosas, eu diria mesmo hostis", acrescentou o ministro russo.

Nos últimos tempos, continuou Lavrov, a Rússia constatou "mudanças radicais" nas relações bilaterais devido a uma "russofobia agressiva" que se instalou no núcleo da política externa norte-americana.

O ministro afirmou ainda que, desde que John Kerry foi nomeado secretário de Estado norte-americano, os Estados Unidos abriram mão das relações "maduras", "sem birras infantis" e em pé de igualdade.

"Em política, é muito importante não fechar portas. Mas não se pode contar que isto funcione na versão em que apenas e exclusivamente se garantam os teus interesses e a tudo o resto apenas se diga: 'Registado'. Isso nunca foi assim e de certeza que não vai começar a ser", sublinhou.

Na opinião de Lavrov, um dos motivos da degradação das relações tem que ver com a frustração dos Estados Unidos por estarem a perder a hegemonia mundial que alcançaram há 25 anos com o desmembramento da União Soviética.

"Eu percebo. É um processo doloroso", afirmou.

O chefe da diplomacia russa considerou ainda inaceitáveis os "epítetos" que os dirigentes ocidentais utilizam em relação ao Presidente russo, Vladimir Putin.

"Não me recordo de uma única vez em que Putin se tenha referido de forma desrespeitadora em relação a qualquer um dos seus colegas, independentemente do que tenham feito ou dito sobre a Rússia", disse.

Lavrov criticou, ainda, a atual administração norte-americana por se negar a reiniciar a cooperação nuclear suspensa depois da anexação da Crimeia, o que levou à recente suspensão por parte de Moscovo do tratado de reutilização do plutónio militar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório