Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Papa vai criar 17 novos cardeais a 19 de novembro

O papa Francisco anunciou hoje, no Vaticano, que vai presidir, a 19 de novembro, ao terceiro consistório do seu pontificado, para a criação de 17 cardeais, 13 dos quais com menos de 80 anos, vindos de 11 países.

Papa vai criar 17 novos cardeais a 19 de novembro
Notícias ao Minuto

14:13 - 09/10/16 por Lusa

Mundo Vaticano

Os cardeais com mais de 80 anos não podem sentar-se no conclave, nem participar na eleição de um novo papa.

Perante milhares de pessoas, na Praça de São Pedro, Francisco falava no final do Jubileu Mariano do Ano Santo da Misericórdia, anunciando que destes 13 novos cardeais, três são da Europa, três da América Latina, três dos Estados Unidos, dois de África e dois da Ásia.

A lista de novos cardeais inclui nomes de países ainda não representados no Colégio Cardinalício, como o Bangladesh, a Maurícia ou a Papua Nova-Guiné, além de três norte-americanos e um brasileiro, mas o primeiro na lista é o italiano Mario Zenari, atual núncio apostólico na Síria, um país "mártir", segundo o papa.

"A sua proveniência [da lista de cardeais] de 11 nações exprime a universalidade da Igreja, que anuncia e testemunha a boa nova da misericórdia de Deus em todos os cantos da terra", disse Francisco.

O segundo nome da lista de cardeias é Dieudonné Nzapalainga, arcebispo de Bangui, o mais jovem dos 13 novos cardeais eleitores, e que com quem o papa se encontrou durante a sua viagem à África Central, no final de 2015.

Os novos cardeais eleitores serão Mario Zenari (Itália), Dieudonné Nzapalainga (República Centro-Africana), Carlos Osoro Sierra (Espanha), Sérgio da Rocha (Brasil), Blase J. Cupich (EUA), Patrick D'Rozario (Bangladesh), Baltazar Enrique Porras Cardozo (Venezuela), Jozef De Kesel (Bélgica), Maurice Piat (Maurícia), Kevin Joseph Farrell (EUA), Carlos Aguiar Retes (México), John Ribat (Papua Nova-Guiné) e Joseph William Tobin (EUA).

Francisco quer ainda nomear dois arcebispos e um bispo emérito, com mais de 80 anos, que se distinguiram no seu serviço pastoral: Anthony Soter Fernandez (Malásia), Renato Corti (Itália) e Sebastian Koto Khoarai (Lesotho).

O papa, os novos cardeais e todo o Colégio Cardinalício vão concelebrar a missa de 20 de novembro, que marca o final do Jubileu da Misericórdia.

Este é o terceiro consistório do pontificado de Francisco, após a criação de 19 cardeais, entre os quais 16 eleitores, a 22 de fevereiro de 2014, e de 20 cardeais (15 eleitores) a 14 de fevereiro de 2015, incluindo Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório