Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Excesso de poder central atrasa desenvolvimento de ilha de Príncipe

O presidente do governo regional do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, José Cardoso Cassandra, lamentou hoje a "grande concentração de poder na capital do país" que, disse, não contribuir em nada responder aos anseios imediatos daquela região.

Excesso de poder central atrasa desenvolvimento de ilha de Príncipe
Notícias ao Minuto

23:05 - 08/10/16 por Lusa

Mundo Regiões

"Existe, por razões inexplicáveis e pouco racional uma grande concentração de poder na capital do país que em nada contribui para dar respostas aos anseios imediatos da população regional", disse José Cassandra em declaração esta noite na Televisão Publica (TVS).

José Cassandra que falava no encerramento, este fim de semana, da II jornada parlamentar que marcou o 10.º aniversário da União para Mudança e Progresso do Príncipe (UMPP), movimento político que sustenta o seu Executivo, sublinhou ainda que essa concentração do poder na capital do arquipélago "limita as competências do governo regional".

"Os órgãos do poder regional, mesmo dotados de legitimidade democrática decorrente das eleições regionais não desfrutam de capacidade política de intervenção em várias áreas que permita dar respostas a variadíssimos problemas da população do Príncipe", lamentou.

No poder há dez anos, o presidente do governo regional atribuiu também as sucessivas crises politicas na capital do país à responsabilidade pelo atraso no desenvolvimento da região.

"Não foi fácil. Em 10 anos trabalhámos com seis primeiros-ministros e cerca de oito ministros das Finanças, cada um com as suas perspetivas e entendimento pessoal sobre mecanismos de implementação e aprofundamento de autonomia regional", lembrou.

"É óbvio que este facto criou um obstáculo inultrapassável, ou encerra um obstáculo permanente aos desafios de aprofundamento autonómico", acrescentou.

Mas apesar de tudo, sublinhou o facto de em 10 anos do seu mandato ter construído 14 centros de ensino e jardins-de-infância, vários postos sanitários e estender a rede energética para mais de 80% da ilha e atraído para a ilha de investimentos diretos estrangeiros, particularmente no setor do turismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório