Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Síria: Hollande adverte Rússia sobre possível veto a resolução na ONU

O Presidente francês fez hoje uma advertência à Rússia perante a possibilidade de Moscovo vetar no Conselho de Segurança da ONU a resolução francesa sobre a Síria, dizendo que caso o faça será "responsável pela continuação dos abusos".

Síria: Hollande adverte Rússia sobre possível veto a resolução na ONU
Notícias ao Minuto

20:22 - 08/10/16 por Lusa

Mundo França

Sem citar de forma explícita o nome da Rússia, François Hollande assinalou que "um país que vetasse esta resolução ficaria desacreditado aos olhos do mundo".

"Seria responsável pela continuação dos abusos", afirmou.

As palavras de Hollande, ditas hoje em França, ganham particular importância no dia em que decorre uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a crise na Síria, mais concretamente sobre a situação em Alepo, através de duas resoluções, uma apresentada por França e apoiada por Espanha e outra da Rússia.

Na primeira exige-se o fim dos bombardeamentos, um cessar-fogo com garantias e o acesso de ajuda humanitária aos civis.

Em resposta, Moscovo apresentou um texto alternativo no qual não há referência aos bombardeamentos e pede-se que cessem as hostilidades, que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresente um plano detalhado para distinguir terroristas de representantes da oposição moderada, aos quais se pede que deixem de colaborar com os terroristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório