Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Três detidos na Alemanha por ligações a suspeito de preparar atentado

Três pessoas foram detidas na localidade de Chemnitz, leste da Alemanha, por terem ligações ao jovem sírio suspeito de preparar um ataque à bomba e que continua a ser procurado pelas autoridades.

Três detidos na Alemanha por ligações a suspeito de preparar atentado
Notícias ao Minuto

18:47 - 08/10/16 por Lusa

Mundo Chemnitz

O porta-voz dos serviços criminais do Estado de Saxónia indicou à imprensa que o principal suspeito ainda não foi detido.

A polícia identificou o suspeito como Jaber Albakr, um sírio de 22 anos, nascido em Saasaa/Damasco em casa de quem foram encontrados explosivos.

Os três detidos são conhecidos do jovem sírio, sendo que dois deles foram presos nas proximidades da estação central de Chemnitz e o terceiro no centro da cidade.

A zona da casa do suspeito foi vedada e, nas redes sociais, a polícia solicitou, em alemão e em inglês, que a população permaneça nas suas casas na zona dentro do perímetro de segurança e que siga as instruções policiais.

"Por favor, não publiquem fotos ou vídeos das medidas policiais, caso contrário podem estar a colocar em risco a operação", lê-se noutra mensagem publicada na rede social Twitter pela polícia.

À imprensa local, habitantes na zona vedada contaram terem sido acordados manhã cedo por agentes da polícia, armados com metralhadoras, que lhes disseram para sair dos edifícios. Os habitantes abandonaram a área em autocarros.

Foi evacuado pelo menos um bloco de apartamentos da zona conhecida como Fritz-Heckert, na parte Sul de Chemnitz e construída na época do regime comunista e que inclui 90 mil moradores.

A região da Saxónia foi cenário, nos últimos meses, de vários incidentes xenófobos, incluindo vários ataques contra centros de refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório