Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Grupo socialista europeu critica suspensão de jornal húngaro

O presidente do grupo de Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu criticou hoje a suspensão da circulação do maior jornal diário da Hungria e sublinhou que a liberdade de imprensa está em perigo no país.

Grupo socialista europeu critica suspensão de jornal húngaro
Notícias ao Minuto

16:24 - 08/10/16 por Lusa

Mundo Gianni Pittella

"O diário mais influente e independente da Hungria foi suspenso esta noite, sem qualquer aviso prévio, a pretexto de razões económicas. É muito comum em sistemas não democráticos o encerramento de diários hostis e que danificam o poder do Governo, descobrindo, por exemplo, casos de corrupção. Isto foi o que aconteceu com o Nepszabadsag", afirmou, em comunicado o representante do grupo de Socialistas e Democratas Gianni Pittella.

Nepszabadsag é o jornal com maior tiragem da imprensa húngara e tem sido um crítico do primeiro-ministro Viktor Órban e da sua política anti-imigração.

Os Socialistas e Democratas instam as autoridades húngaras a realizar todas as medidas possíveis para assegurar a abertura do jornal de maior tiragem na Hungria, bem como o regresso ao trabalho dos seus jornalistas.

Segundo Gianni Pittella esta é a atuação que "um governo democrático" deveria ter e que "a Europa espera" do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban e do seu Governo.

O grupo Mediaworks declarou, em comunicado, que a suspensão foi ditada por razões económicas e durará até à reformulação do projeto e criação de um novo conceito, um argumento que é contestado por elementos da redação.

Um responsável da redação do jornal disse contudo à agência France Presse que os jornalistas tinham sido impedidos de entrar na redação e que receberam cartas informando-os da suspensão do diário.

"Estamos em estado de choque, é um golpe. Claro que vão afirmar que é uma decisão económica, mas isso não é verdade", acrescentou o mesmo jornalista, que solicitou à France Presse o anonimato.

Para o representante da redação, trata-se de um "grande golpe para o jornalismo de investigação e para a liberdade de imprensa", justificando que o Nepszabadsag representa a imprensa de qualidade na Hungria e que tenta defender os direitos fundamentais da democracia, tolerância e liberdade de expressão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório