Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Crise de 2008 vale condenação a nove banqueiros na Islândia

Supremo Tribunal confirmou sete condenações prévias e condenou outros dois banqueiros, que numa fase inicial tinham sido absolvidos.

Crise de 2008 vale condenação a nove banqueiros na Islândia
Notícias ao Minuto

20:01 - 07/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Supremo Tribunal de Justiça

A Islândia teve uma atitude diferente comparativamente a outros países, na reação à crise financeira de 2008, como recorda o Independent.

A pequena e fria ilha europeia levou vários banqueiros em tribunal. Agora, o Supremo Tribunal confirmou as condenações de sete banqueiros.

Além destes sete condenados, há outros dois nomes a juntarem-se à lista de condenados: Björk Þórarinsdóttir e Magnús Guðmundsson, dois banqueiros que tinham sido absolvidos em junho, como recorda o Iceland Monitor.

A decisão do Supremo Tribunal atribuiu assim culpas de manipulação de mercado, manipulação essa que contribuiu para a ‘falência’ do país, na sequência da crise financeira de 2008.

Estes nove condenados estavam a ser julgados desde abril de 2015 e foram alvos de penas entre um a mais de quatro anos de cadeia.

Os dois banqueiros agora condenados, e que inicialmente tinham sido absolvidos, não vão, no entanto, cumprir nenhuma pena de prisão.

Já outro dos condenados, Hreiðar Már Sigurðsson, que tinha já sido condenado a cinco anos e meio de cadeia, recebeu, na última quinta-feira, mais uma extensão seis meses da pena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório