Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nobel da Paz a Juan Manuel Santos ajudará processo de paz no país

O prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa acredita que a atribuição do Nobel da Paz ao presidente da Colômbia vai ajudar o processo de paz no país e que o mesmo é quase irreversível.

Nobel da Paz a Juan Manuel Santos ajudará processo de paz no país
Notícias ao Minuto

15:44 - 07/10/16 por Lusa

Mundo Mario Vargas Llosa

um prémio pelo esforço, o esforço que marcou todo o governo de Santos. E mesmo que não tenha recebido o apoio da maioria da opinião pública o esforço ele fez", disse Vargas Llosa numa conferência de imprensa em Lisboa.

De acordo com o Nobel da Literatura o processo de paz avançou tanto na Colômbia que, acredita, vai continuar, até pelas reações positivas após o referendo que recusou o acordo.

O prémio foi hoje atribuído ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil do país, que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220.000 colombianos, segundo o Comité Nobel norueguês.

O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram a 26 de setembro um acordo de paz histórico, prevendo a desmobilização dos 5.765 combatentes da guerrilha e a conversão das FARC em movimento político legal.

Para entrar em vigor, o acordo deveria ter sido aprovado pelos eleitores, uma consulta não obrigatória, mas desejada pelo Presidente colombiano.

No entanto, o "não" ganhou, com 50,21% dos votos, contra 49,78%, num escrutínio em que a abstenção atingiu os 62%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório