Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Hollande quer "firmeza" na negociação da saída "difícil" do Reino Unido

O Presidente francês, François Hollande, considera que a União Europeia tem de negociar com "firmeza" a saída dos britânicos da União Europeia, já que os próprios optaram por um 'brexit' "difícil".

Hollande quer "firmeza" na negociação da saída "difícil" do Reino Unido
Notícias ao Minuto

08:26 - 07/10/16 por Lusa

Mundo Brexit

"O Reino Unido decidiu por um 'brexit' e creio que um 'brexit' difícil. Há que retirar todas as consequências da vontade dos britânicos de sair da União Europeia", assinalou Hollande na quinta-feira à noite num discurso no âmbito do 25.º aniversário do Instituto Jacques Delors.

"Temos de ser firmes. Se não somos firmes, será questionado o próprio espírito da União Europeia" e "outros países ou partidos" poderiam sentir-se tentados a sair da União para obterem "alegadas vantagens", indicou.

"A firmeza é a garantia de que Europa poderá manter os seus princípios, e em particular as quatro liberdades, a liberdade de circulação", acrescentou.

O chefe de Estado francês defendeu que para que essa negociação seja eficaz "tem de haver uma ameaça, tem de haver um risco, tem de haver um preço", porque caso contrário isso terá "consequências económicas e humanas".

Hollande insistiu que o resultado do referendo de 23 de junho não se deve "à intransigência da Europa" para com o Reino Unido.

Segundo a sua análise, o voto desse referendo "jogou essencialmente com a imigração, com a vida em comum, com a aceitação do outro, que neste caso era europeu".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório