Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Obama desencadeia plano de ajuda federal a Carolina do Sul

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou hoje um plano de emergência federal para a Carolina do Sul, que deverá ser atingida pelo devastador furacão Matthew, que já causou 264 mortos no Haiti.

Obama desencadeia plano de ajuda federal a Carolina do Sul
Notícias ao Minuto

06:14 - 07/10/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Barack Obama já tinha anunciado hoje um plano de ajuda federal ao Estado da Florida, no sudeste do país, também no trajeto do furacão.

Ao declarar o estado de emergência federal, o Presidente norte-americano permite desbloquear imediatamente os meios federais de assistência aos agentes de segurança interior e de gestão de situações de urgência para coordenar o socorro, segundo um comunicado da Casa Branca.

Por seu turno, as autoridades do Haiti anunciaram hoje que aumentou para 264 o número de pessoas falecidas em consequência do furacão Matthew, que na terça-feira atingiu o país.

Os organismos de socorro estão a trabalhar no sentido de encontrar pessoas falecidas ou feridas nas zonas de difícil acesso.

O "extremamente perigoso" furacão Matthew ganhou hoje nova intensidade, com ventos de 220 quilómetros por hora, enquanto se aproximava da costa sudeste da Florida, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Num boletim emitido durante a manhã (16:00 em Lisboa), o NHC indicou que o poderoso furacão de categoria 4 Matthew se encontra 40 quilómetros a oeste-noroeste de Nassau (Bahamas) e a 290 quilómetros a sudeste de West Palm Beach, costa sudeste da Florida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório