Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

António Guterres vai guiar a ONU nos "muitos desafios atuais"

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, congratulou hoje António Guterres pela sua indicação para secretário-geral das Nações Unidas, considerando que vai garantir a "liderança necessária para guiar a ONU nos muitos desafios" atuais.

António Guterres vai guiar a ONU nos "muitos desafios atuais"
Notícias ao Minuto

17:07 - 06/10/16 por Lusa

Mundo Boris Johnson

"O Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou formalmente António Guterres à Assembleia-Geral como próximo secretário-geral. É um candidato excecional, com todas as qualidades e experiência para este trabalho", afirma o chefe da diplomacia do Reino Unido, um dos cinco membros permanentes do principal órgão decisório da ONU.

Num comunicado divulgado na rede social Twitter após a votação formal do Conselho de Segurança, que escolheu hoje por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português como secretário-geral da organização, Boris Johnson revelou que teve "o prazer de falar com o António esta manhã para o congratular em nome do Reino Unido".

Nessa conversa, o governante britânico diz ter sublinhado o "compromisso" do Reino Unido em "trabalhar juntamente com ele nos próximos anos".

Boris Johnson reconhece, na mensagem, o trabalho de Ban Ki-moon ao longo de dez anos à frente da ONU, considerando que "dirigiu as Nações Unidas com dignidade e compromisso, canalizando os seus esforços para ajudar os mais necessitados e colocando o respeito pelos direitos humanos no centro da sua agenda".

"Estou confiante que António Guterres vai continuar a trabalhar nesta base, garantindo a liderança necessária para guiar a ONU através dos muitos desafios que o mundo enfrenta, nomeadamente a crise na Síria", disse.

O ministro diz ainda esperar que a Assembleia-Geral aceite rapidamente a recomendação do Conselho de Segurança, para que "o António possa começar a sua preparação para este cargo vital".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório