Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Apresentada queixa devido a jovem expulso de avião por falar árabe

Khairuldeen Makhzoomi graduou-se em Berkeley nos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto

17:02 - 06/10/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Estados Unidos

Já vive nos Estados Unidos desde 2010, mas agora, aos 26 anos, Khairuldeen Makhzoomi foi obrigado a sair de um avião antes de este levantar voo porque um passageiro ouviu-o falar árabe ao telemóvel, conta o Independent.

Recentemente, revoltados pela injustiça e porque o jovem ainda não recebeu um pedido de desculpas da companhia, o Conselho de Relações Americano-Islâmicas apresentou queixa a um regulador americano.

O caso aconteceu em abril deste ano, no aeroporto de Los Angeles. Segundo o jovem que se graduou na universidade de Berkeley, no momento em que se sentou, ligou ao seu tio que vive em Bagdade para falar com o mesmo.

Antes de desligar a chamada disse “inshallah”, que significa “vontade de Deus”. Quando o fazia, reparou que uma mulher não hesitou em olhar para si, mas inicialmente pensou que a mesma apenas estivesse irritada por ele estar a falar alto.

“Uma mulher apareceu com dois policias num espaço de dois minutos. Não conseguia acreditar como tinham sido rápidos e pediram-me logo para sair do avião”, contou o homem. Depois de sair, perguntaram-lhe o porquê de estar a falar árabe, “considerado o clima político” que se vive hoje em dia.

“Os Estados Unidos são a terra da liberdade. As pessoas respeitam a lei. Como é que podemos ser humilhados assim?”, comentou o licenciado em ciência política. Apesar do confronto, o homem não foi mesmo autorizado a viajar mas foi-lhe dado o reembolso pela sua viagem.

“Não queremos que isto se torne uma coisa normal”, explicou Saba Maher, coordenadora do Conselho. "Queremos uma investigação federal e pretendemos que o Regulador responsabilize a companhia pelos seus atos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório