Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cuba e Estados Unidos defrontam-se em jogo de futebol diplomático

As seleções de Cuba e Estados Unidos de futebol vão defrontar-se pela segunda vez em 69 anos, na sexta-feira, em Havana, em jogo de reaproximação histórica entre as duas nações.

Cuba e Estados Unidos defrontam-se em jogo de futebol diplomático
Notícias ao Minuto

16:04 - 06/10/16 por Lusa

Mundo Havana

Os antigos inimigos da Guerra Fria multiplicaram os gestos de reconciliação em 2014, onde restabeleceram relações diplomáticas, correio direto, cruzeiros e ligações aéreas, que estão apenas separados por 200km.

Em março, o presidente norte-americano, Barack Obama, assistiu com Raúl Castro, líder cubano, a um jogo de beisebol entre a seleção cubana e a equipa Tampa Bay Rays, da Liga de beisebol dos EUA (MLB), coroando a primeira visita de um chefe de estado dos Estados Unidos à ilha, em 88 anos.

O primeiro jogo de futebol dos norte-americanos na ilha teve lugar em 1947, data em que Cuba venceu os Estados Unidos por 5-2.

"Estes jogos são muito importantes. Vai ser a última vez que vamos analisar os jogadores antes de tomar uma decisão sobre os 23 que vão defrontar o México e Costa Rica [qualificação ao Mundial2018]", disse Juergen Klinsmann, selecionador dos EUA, antes de embarcar para Cuba.

A seleção norte-americana, que prepara a parte final da fase de qualificação ao Mundial2018, vai jogar ainda outro particular com a Nova Zelândia, a 11 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório