Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Enviado da ONU diz que leste de Alepo enfrenta "destruição total"

A ONU emitiu hoje um apelo sobre Alepo ao avisar que o leste da cidade enfrenta a "destruição total", e exortou os combatentes islamitas a abandonaram as suas posições para permitir o envio de ajuda aos civis.

Enviado da ONU diz que leste de Alepo enfrenta "destruição total"
Notícias ao Minuto

14:35 - 06/10/16 por Lusa

Mundo Síria

"No máximo em dois meses, dois meses e meio, a cidade do leste de Alepo pode estar totalmente destruída", disse o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em declarações aos jornalistas em Genebra.

A zona rebelde do leste de Alepo tem sido flagelada por uma ofensiva das forças governamentais com o apoio da aviação russo, incluindo diversos ataques a instalações hospitalares.

De Mistura assinalou que a presença de combatentes do grupo 'jihadista' Al-Nusra na cidade tem sido utilizada como justificação por Moscovo e Damasco para este assalto continuado.

A antiga Frente Al-Nusra alterou recentemente a sua designação para Frente Fateh al-Sham na sequência da sua desvinculação à rede da Al-Qaida, apesar de se considerar que os dois grupos mantêm conexões.

"Por favor, olham para os meus olhos", referiu de Mistura num desafio direto aos líderes da Al-Nusra, antes de apelar para que abandonem Alepo.

"Caso decidam sair [de Alepo] com dignidade (...) estou pessoalmente preparado fisicamente para vos acompanhar", disse ainda o enviado da ONU.

As Nações Unidas estimam que cerca de 275.000 civis estão sob cerco no leste de Alepo, e com a impossibilidade de envio de ajuda após as forças governamentais terem controlado a última rota de abastecimento em julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório